17/08/2017

Institute - anarcho punk introspectivo


Institute é uma banda americana formada em 2013 em Austin no Texas. O som que fazem pode ser descrito como post-punk com laivos de anarcho-punk  na onda de uns Rudimentary Peni, Flux of Pink Indians, The Mob ou dos britânicos The Subhumans.
O especial destaque é dado ao vocalista paranóico Moses Brown, mesmo quando não se consegue decifrar o que sai da sua boca semicerrada. Podemos então sugerir que esta é uma banda sonora adequada para os tempos sombrios em que vivemos onde uma guerra nuclear está mais perto do que nunca.





Basicamente os Institute parecem ser uma banda saída da compilação de deathrock "Hell Comes to Your House" editada em 1981. A voz rouca de Moses Brown parece sempre desolada em que deriva entre vogais esticadas e consoantes de staccato que fazem lembrar um ataque de soluços. Mesmo quando não se consegue distinguir as palavras, muitas vezes soa como alguém em sofrimento comprovado por temas intitulados "Admit I'm Shit" e "I Am Living Death". 





A sua carreira começou em 2013 com o lançamento de uma cassete de demos e no ano seguinte lançaram 2 EP's ("Giddy Boys" e "Salt").
Apenas em 2015 é que resolveram editar um álbum com o apropriado título de "Catharsis" a que se seguiu outro álbum em 2017 intitulado "Subordination".




As letras de Moses Brown são profundamente pessoais, mas ao invés de mergulhar na introspecção e contar detalhes íntimos da sua vida, ele tenta desmantelar sistemas de pensamento e poder patriarcal. Brown investiga a segurança nacional e os fracassos da sociedade americana através da lente das suas experiências pessoais nas escolas públicas e artísticas. As músicas abordam a simulação solitária de interpretar as regras, a busca de dinheiro e poder, a aniquilação de uma verdadeira personalidade e os padrões de normalidade que, desde a infância, nos condicionam a sermos abjetos.