10/03/2013

Cheap Time - Jeffrey Novak's main project

Uma mistura potente de riffs, melodias glam rock pop, e muita energia punk, os Cheap Time são o projeto mais consistente de Jeffrey Novak, um nativo de Nashville, Tennessee (USA), que começou a tocar em bandas punk na adolescência.
O grupo foi formado em 2006 quando Jeffrey decidiu terminar o seu anterior projeto (Rat Traps), por já estar farto de ser apenas baterista, e em conjunto com dois ex-membros dos Be Your Own Pet, Jemina Pearl (baixista) e Nathan Vasquez (baterista) lançar-se nesta aventura de glam/seminal punk. Esta formação durou muito pouco e apenas lançou um EP (em 2007), já que estes dois membros decidiram dedicar-se totalmente aos BYOP.


Os Cheap Time lançaram três álbuns de originais na editora In The Red Recordings:
  • O disco de estreia de titulo homónimo foi editado em 2008 e apresenta um som na onda dos primeiros dos Redd Kross os dos The Quick. Neste álbum Jeffrey faz-se acompanhar de Stephen Braren (baixista) e Jon Sewell (baterista).
  • em 2009 resolveu mudar novamente de formação e recrutou um novo baterista, Ryan Sweeney para substituir Jon. No ano seguinte editaram "Fantastic Explanations (And Similar Situations)" e neste disco nota-se uma maior sonoridade glam, fazendo lembrar os The Kinks ou New York Dolls.
  •  Em 2012, Jeffrey Novak volta a mexer na formação da banda e lança Cole Kinnear para o lugar de baixista por troca com Stephen. Lançam o seu terceiro e melhor álbum até hoje, denominado "Wallpaper Music" onde a influência punk atinge o expoente máximo. Já tinha falado neste álbum aqui, aquando do meu best of 2012, por isso pouco mais a acrescentar.
Agora resta-nos ficar na esperança que Jeffrey Novak se digne a visitar este cantinho à beira-mar plantado, mas enquanto isso não acontece passem pelos comentários e oiçam estes discos que são altamente recomendados!