20/02/2013

Useless Eaters - mais um exemplo do DIY

Os Useless Eaters chegam-nos de San Francisco, USA, "formados" por Seth Sutton quando este tinha 19 anos de idade e que edita discos a um ritmo avassalador.
Basicamente os Useless Eaters são Seth Sutton a tocar todos os instrumentos no seu pequeno quarto e quando necessita de atuar ao vivo, convida os amigos que ele encontrar no momento, isto é, já atuou ao vivo com Jay Reatard, Ty Segall, entre outros. O primeiro álbum que vos trago aqui é "Cheap Talk :  The Singles", editado em 2011, e trata-se duma compilação de singles anteriormente lançados pelas editoras Shattered Records, Goodbye Boozy, Goner e outras.



Ainda nesse ano lançou o fabuloso "Daily Commute" e o álbum "Zulu" que fez parte da minha escolha de melhores álbuns de 2011, ver aqui, onde temos Seth Sutton a levar o seu post-punk lo-fi a níveis nunca antes vistos.
No ano seguinte lançou "C'est Bon!" pela Southpaw Records que nos deita pela goela abaixo muitas doses de fúria através da guitarra abafada de Seth.
Acabadinho de sair (19 de fevereiro de 2013) temos o seu novo álbum, denominado "Hypertension" e é um álbum onde encontramos Seth Sutton mais maduro (agora com 23 anos), e que poderia facilmente ter sido editado pela Rough Trade no início dos anos 80. É o primeiro álbum que não foi gravado no seu quarto, isto é, foi gravado no estúdio de Drew Akers em Nashville e é um grande passo para o miúdo que aos 11 anos de idade pediu uma guitarra elétrica como prenda de Natal.