22/10/2012

The Dirtbombs: dois baixistas, dois bateristas e Mick Collins

Nesta dia especial para mim que comemoro mais um ano neste planeta, resolvi fazer um mega-post sobre uma das minhas bandas preferidas: The Dirtbombs.
Os Dirtbombs são uma banda de Detroit, EUA formada por Mick Collins (da mítica banda Gories) em 1995. São conhecidos por misturarem vários géneros musicais como o punk rock, glam, soul, garage isto tudo feito através de dois bateristas e dois baixistas o que torna o seu som altamente poderoso e original!  Esta estrutura de dois bateristas e dois baixistas a acompanharem o guitarrista Mick Collins dá um elevado nível de rhythm-bass que consegue empolgar o mais amorfo dos fãs.
Esta estrutura não se irá tornar o padrão das bandas rock, mas assenta que nem uma luva ao estilo musical dos Dirtbombs. Cá está a prova de como esta fórmula funciona e funciona muito bem:

Como banda de Detroit as suas influências passam naturalmente pelos MC5 (Mick Collins é um grande fã desta banda) e continuo a achar que as iniciais do seu nome são uma referência direta a esta banda, bem como o facto de ele recrutar mais quatro músicos para o acompanharem: MickCollins5 ... mas isto pode ser apenas a minha imaginação fértil a funcionar.
O primeiro álbum editado foi "Horndog Fest" em 1998 e desde logo se nota que os Dirtbombs eram um projeto que se afasta do garage-rock puro dos Gories, mas os melhores álbuns viriam depois:
  • "Ultraglide in Black" em 2001 - onde Mick Collins declara o seu amor pelo soul;
  • "Dangerous Magical Noise" em 2003 - o álbum mais potente e visceral da banda;
  • "If You Don't Already Have A Look" em 2005 - álbum duplo onde o primeiro disco é constituído por demos e raridades enquanto o segundo disco é constituído apenas de covers (Stevie Wonder, Rolling Stones, Soft Cell, Bee Gees, Flipper, etc.);
  • "We Have You Surrounded" em 2008 - álbum com temas mais dark e obscuros da banda.


Em 2011 acabariam por lançar "Party Store" um álbum onde fazem covers rock de temas míticos do house e techno de Detroit. Nunca achei piada a este álbum e confesso que os fãs de Dirtbombs pensam o mesmo.
Nos comentários deste post não encontrarás este último álbum, mas irás encontrar os álbums que interessam para irritares os teus vizinhos!