19/10/2012

Clone Defects: O melhor de Timmy Vulgar

Formados em 1998 os Clone Defects foram a primeira banda a sério de Timmy Vulgar (o seu anterior projeto tinha sido uma banda punk chamada Kosby Kids), um músico que muitos de vós devem conhecer por ser o fundador dos Human Eye, ou por ser a face da sua mais recente banda: os Timmy's Organism.
Lançaram apenas dois álbuns e muitos singles/EP's. Por curiosidade, os dois primeiros singles deles foram gravados na casa de Jack White.


O primeiro álbum ("Blood on Jupiter") editado em 2001 é uma explosão de rock com laivos de experimentalismo, talvez devido à infância de Timmy que passava muitas tardes a ouvir as cassetes dos seus irmãos mais velhos enquanto lia BD. Dessas bandas Timmy recorda-se especialmente dos Cure e Smiths por parte dum irmão, enquanto o outro influenciou-o com bandas hard-rock como os Quiet Riot, Rush e Ozzy Osbourne. A partir dos 12 anos descobriu o punk-rock e a partir nunca mais deixou a música e de tentar formar uma banda.
O segundo álbum, lançado dois anos após o primeiro, denominado "Shapes of Venus" continua na mesma senda mas eleva o experimentalismo e nota-se já o caminho que Timmy queria trilhar com os Human Eye. Por esta altura a banda já era muito requisitada para acompanhar as grandes bandas da altura, como os White Stripes, Detroit Cobras e Bantam Rooster.
Logo após a edição deste disco acabaram por se separar e Timmy formou os Human Eye.


Para mim estes dois discos continuam a ser o melhor que Timmy Vulgar fez até hoje, porque nunca achei muita piada ao caminho traçado pelos Human Eye e muito menos pelos Timmy's Organism.
Já agora, Timmy Vulgar é um óptimo cozinheiro. Existem muitos vídeos dele a cozinhar a circular por aí, mostrando que o talento dele não se cinge ao rock. 

2 comentários: